Os Benefícios do Figo Para a Saúde

Os figos são frutos da árvore ficus, que faz parte da família das amoreiras (Moraceae). Os figos têm um sabor único e doce, textura macia e mastigável e estão repletos de sementes comestíveis e ligeiramente crocantes. Os figos frescos são delicados e perecíveis, por isso são frequentemente secos para preservá-los. Isso produz uma fruta seca doce e nutritiva que pode ser apreciada durante todo o ano.

Existem várias variedades de figo, que variam amplamente em cor e textura. Sua característica única é uma pequena abertura semelhante a um broto chamada ostíola na parte superior que ajuda o fruto a se desenvolver. Sua doçura natural significava que, antes dos dias de açúcar refinado, eles eram frequentemente usados como adoçante.

Os Benefícios do Figo Para a Saúde

Uma das árvores mais antigas do mundo, a figueira pode ser rastreada até os primeiros documentos históricos e características com destaque na Bíblia. Os figos são nativos do Oriente Médio e do Mediterrâneo e eram tão respeitados pelos gregos que uma vez foram criadas leis para impedir sua exportação.

Os figos são frequentemente recomendados para nutrir e tonificar o intestino e agir como um laxante natural devido ao seu alto teor de fibras. Muitos de nós consomem muito sódio (sal), encontrado em alimentos processados. A alta ingestão de sódio pode levar a deficiências de potássio e esse desequilíbrio entre os dois minerais pode levar à hipertensão (pressão alta). Uma dieta rica em frutas e vegetais – incluindo figos frescos, aumenta naturalmente o potássio e, portanto, é incentivada a ajudar a baixar a pressão arterial.

Naturalmente ricos em fibras alimentares, os figos podem ser um alimento útil para incluir na dieta daqueles que observam seu peso. Alimentos ricos em fibras proporcionam sentimentos de plenitude e podem reduzir a fome e os desejos. Os figos também contêm prebióticos, que ajudam a apoiar as boas bactérias pré-existentes no intestino, melhorando o bem-estar digestivo.

Os figos são uma boa fonte de cálcio para frutas, um mineral envolvido na densidade óssea. Seu alto teor de potássio pode neutralizar a excreção urinária de cálcio causada por dietas ricas em sal. Isso, por sua vez, ajuda a manter o cálcio nos ossos e diminui o risco de osteoporose.

Benefícios do Figos Contra a Diabetes

Não são apenas os frutos deste arbusto que são saudáveis. Algumas evidências também sugerem que as folhas do arbusto de figueira podem ajudar a regular os sintomas do diabetes. Um estudo de 2016 em ratos mostrou que a ficusina, um extrato de folhas de figueira, melhora a sensibilidade à insulina e tem outras propriedades antidiabéticas.

E um estudo com animais em 2003 mostrou que o extrato de figo pode contribuir para o tratamento do diabetes, normalizando os níveis de ácidos graxos no sangue e vitamina E. Converse com seu médico para ver se os figos podem ser uma boa adição ao seu programa geral de gerenciamento de diabetes. Lembre-se de que eles não substituem uma alimentação saudável, medicamentos ou exames de sangue.

Benefícios do Figos Para a Pele

Em algumas tradições da medicina popular, os figos são usados para tratar uma variedade de problemas de pele Fonte Confiável, como eczema, vitiligo e psoríase. Não houve estudos científicos conclusivos, mas evidências anedóticas e pesquisas preliminares são promissoras.

O látex da figueira pode remover verrugas, de acordo com um estudo comparativo de 2007. Para o estudo, 25 pessoas aplicaram o látex de figueira em verrugas comuns em um lado do corpo. Verrugas do lado oposto foram congeladas (crioterapia). O látex de figueira foi apenas ligeiramente menos eficaz que a crioterapia e não causou efeitos colaterais.

Os figos crus podem ser usados para criar uma máscara facial nutritiva e rica em antioxidantes. Simplesmente amasse os figos e aplique no rosto em movimentos circulares. Adicione 1 colher de sopa de iogurte para obter benefícios adicionais de hidratação. Deixe a máscara por 10 a 15 minutos e enxágue abundantemente com água morna.

Não use figos na pele se você é alérgico ao látex! Os figos amassados também são um remédio caseiro popular para a acne, mas não há evidências científicas de que funcionem. Os figos são uma boa fonte de muitas vitaminas, antioxidantes e minerais enriquecedores. Melhorar sua saúde geral geralmente equilibra sua pele e ajuda com sua circulação. Se você sente que sua pele fica melhor quando come mais figos, aproveite! Seu corpo agradecerá e sua pele também.

Benefícios do Figos Para o Cabelo

Os figos são um ingrediente popular em muitos xampus, condicionadores e máscaras capilares. Acredita-se que a fruta fortaleça e hidrate o cabelo e promova o crescimento do cabelo. Faltam pesquisas científicas sobre os benefícios dos figos para o cabelo, mas há algumas evidências de que algumas vitaminas e minerais podem ajudar a manter o cabelo saudável.

Acredita-se que uma deficiência em qualquer mineral contribua para a perda de cabelo. Pensa-se que o zinco acelere a recuperação dos folículos capilares. Os resultados do estudo confirmaram que a perda de cabelo pode estar relacionada à deficiência de zinco, mas não ao cobre.

Mais tarde estudar Fonte Confiávelrevisaram a nutrição de mulheres com queda de cabelo durante a menopausa. O estudo indica que vários nutrientes encontrados nos figos ajudam a manter o cabelo saudável. Eles incluem:

  • Zinco
  • Cobre
  • Selênio
  • Magnésio
  • Cálcio
  • Vitaminas B
  • Vitamina C

Ajuda a Perda de Peso

A fibra dos figos ajuda a reduzir o peso e é frequentemente recomendada para pessoas obesas. De acordo com um estudo do Journal of American College of Nutrition, frutas secas, especialmente figos, são uma fonte conveniente e superior de nutrientes.

No entanto, sua contagem de altas calorias também pode resultar em ganho de peso. Alguns figos são adequados para obter a quantidade recomendada de nutrientes, por isso não exagere. As barras de figo são outra opção para nutrição on-the-go recomendada para adultos e crianças.

Trata Disfunção Sexual

Durante séculos, os figos foram recomendados como uma maneira de reduzir os problemas de disfunção sexual, incluindo esterilidade, baixa resistência ou disfunção erétil. Os frutos doces e de casca fina têm sido uma parte importante da mitologia e da cultura e, na maioria das vezes, são chamados de fertilidade poderosa ou suplemento sexual.

Seu sucesso real como afrodisíaco é questionável, mas a enorme quantidade de vitaminas e minerais valiosos é provavelmente a razão do repentino aumento de energia e resistência que as pessoas confundem com um aumento sexual. Como comer : Mergulhe 2-3 figos no leite durante a noite e coma-os pela manhã para melhorar suas habilidades sexuais; é por isso que eles dizem que são bons para os homens!

Pressão Arterial Baixa

As pessoas geralmente consomem sódio na forma de sal, mas baixos níveis de potássio e sódio podem levar à hipertensão. Os figos são ricos em potássio e pobres em sódio, portanto são uma defesa perfeita contra os efeitos da hipertensão. Reduzir a pressão arterial pode ajudar no relaxamento, acalmar os nervos e trazer alguma calma ao seu dia.

Ajuda a Fortalecer Ossos

Estudos dizem que os figos são ricos em cálcio, que é um dos componentes mais importantes no fortalecimento dos ossos e na redução do risco de osteoporose. Eles também são ricos em fósforo, o que incentiva a formação dos ossos e o crescimento dos esporões, se houver algum dano ou degradação nos ossos. A geleia de figo também é uma maneira deliciosa de obter uma dose drástica de cálcio – uma enorme vantagem para quem sofre da doença.

Possui Propriedades Antioxidantes

Como mencionado, os figos são uma fonte rica de polifenóis. Os polifenóis são antioxidantes que protegem o corpo humano contra o estresse oxidativo. Além disso, as folhas de figueira têm um efeito inibitório sobre os triglicerídeos, diminuindo seu número total. Os triglicerídeos são outro fator importante por trás de várias doenças cardíacas.

Previne a Constipação

Segundo um estudo liderado por uma equipe de pesquisadores da Universidade de Scranton, EUA, frutas como figos contêm uma boa quantidade de fibras. Essa alta concentração de fibras ajuda a promover a função intestinal saudável e regular e evita a constipação. A fibra trabalha para adicionar volume e massa aos movimentos intestinais, por isso não apenas evita a constipação, mas também elimina diarréia e evacuações não saudáveis ou irregulares.

Níveis mais Baixos de Colesterol

Os figos contêm pectina, uma fibra solúvel que estimula os movimentos intestinais saudáveis. Eles podem ter um efeito laxante, como mencionado, uma vez que são um dos alimentos mais densos em fibras disponíveis. Quando a fibra se move pelo trato digestivo, ela elimina aglomerados de excesso de colesterol e os leva ao sistema excretor para serem eliminados do corpo. De acordo com estudos sobre pectina, também está associado à redução dos níveis de colesterol e atividades anticâncer.